domingo, 4 de abril de 2010

Como se viaja de navio de Portugal para o Rio de Janeiro, que fica na América

Lisboa é uma cidade em Portugal e fica 24 graus ao norte do Equador. Quando se quer viajar de Lisboa para a província do Rio de Janeiro, na terra do Brasil, que também é chamada de América, viaja-se primeiro para as ilhas Canárias. Elas pertencem ao Rei da Espanha, e seis delas serão nomeadas aqui: Gran Canaria, Lanzarote, Fuerteventura, Ferro, Palma e Tenerife.

De lá vai-se para o arquipélago , chamado de ilhas de Cabo Verde, que significa ilhas do Morro Verde. Esse morro de cor verde situa-se na terra dos mouros negros, a qual também chamam de Guiné; o arquipélago fica abaixo do trópico de Câncer e pertence ao Rei de Portugal.

A partir das ilhas de Cabo Verde segue-se rumo ao sudoeste até a terra do Brasil. O mar é grande e muito extenso. Freqüentemente navega-se três meses até chegar à terra, primeiro passando pelo trópico de Câncer, que se deixa para trás, ao norte, não se pode mais ver a estrela do Norte, que também se chama estrela polar do Norte. Chega-se então à altura do trópico de Capricórnio em direção ao sul, vê-se o sol ao norte (por Hans Staden, in: Duas viagens para o Brasil, 1556).
*
Imagem: Imotion

Nenhum comentário: