segunda-feira, 15 de março de 2010

O presidente Lula e o regime ditatorial cubano

“Eu penso que a greve de fome não pode ser usada como um pretexto de direitos humanos para libertar as pessoas. Imagine se todos os bandidos que estão presos em São Paulo entrassem em greve de fome e pedissem liberdade. Temos de respeitar a determinação da Justiça e do governo cubano, de deter as pessoas em função da legislação de Cuba, como quero que respeitem o Brasil”. Estas palavras foram ditas terça-feira passada pelo presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a respeito da questão política em Cuba, o grande feudo do clã dos Castro.

Uma declaração como esta nem parece ter sido proferida por líder democrático e mais, ainda, por um líder democrático que tem em seu passado uma história de luta contra a ditadura militar brasileira. Como é possível comparar presos políticos com criminosos comuns? O único crime que pode ser imputado a presos políticos é o de discordar com o regime que os oprime, humilha, tortura e mata. Lutar contra regimes ditatoriais, como é o caso do regime cubano, é lutar em defesa da vida, da liberdade, dos direitos humanos e da paz social. Trata-se, portanto, de uma luta legítima porque é uma luta em defesa da humanidade. É inadmissível que uma luta assim possa ser comparada a crimes como estupro, latrocínio, tráfico de drogas, de seres humanos, abuso sexual, lavagem de dinheiro, corrupção, mensalão, entre tantos outros. Não é possível utilizar o argumento do respeito à soberania nacional para defender regimes ditatoriais. Como bem escreveu a jornalista Miriam Leitão em seu blog, esse argumento pode ser bom, desde que utilizado em um contexto adequado. “Vamos pensar no seguinte”, escreveu ela. “O Brasil vive em uma democracia e aqui se prende dentro da lei; enquanto lá, a legislação cubana é ditatorial. Inclusive tem uma que diz que, se a pessoa não cometeu crime nenhum, mas talvez tenha a intenção de cometê-lo, vai presa. E o que é crime? Fazer, por exemplo, um sindicato independente. Se você tem a intenção de fazer um, como o presidente Lula fez, será levado preso e pode ficar anos na prisão. É uma ditadura. E o presidente de um governo democrático tem sim que condenar o que está acontecendo em Cuba, porque isso não é interferir em assuntos internos do país, mas defender princípios e valores do povo brasileiro. Imagine se nós estivéssemos agora, em 1938, 1940, e o governo brasileiro dissesse que tudo o que Hitler estava fazendo estava dentro da lei. Mas e a legislação que mandava prender judeus, por acaso era justa? [...] os presos de Cuba são acusados pelo governo, mas não cometeram crime nenhum. São presos de consciência, como diz a Organização das Nações Unidas (ONU) e isso é completamente diferente dos que roubam, matam e cometem outros crimes no Brasil. O presidente Lula não deveria usar o seu prestígio internacional para validar os crimes do governo cubano”. Reflitamos.

Enquanto a maioria dos seres humanos utiliza as vias usuais, aquelas preparadas pela natureza para defecar, outros o fazem pela boca. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um homem com uma história de vida tão admirável, perdeu uma excelente oportunidade para ficar calado e, desta maneira, não macular, ainda mais, a sua já tão maculada imagem (por Sílvio Benevides).
*
Imagem: Foto Oficial, Presidência da República Federativa do Brasil.

Um comentário:

Gina Carla disse...

E eu que pensava que nada que o nosso Excelentíssimo Senhor Presidente Luiz Inácio Lula da Silvio viesse a dizer seria uma surpresa. Mas essa talvez seja a mais absurda das colocações que ele já fez dentre todas as outras feitas. Silvio e Miriam Leitão foram perfeitos em seus textos. Será que o Senhor Presidente esqueceu de sua atividade política sindical no nosso país? Será que esqueceu os dias que ficou preso por exercer seu direito político de descordar e assim reivindicar fazendo greves? Será que ele esqueceu que foi por usar a imagem de um povo que luta por direitos iguais e justos desejando democracia que o levou a presidência ? O que devemos esperar do nosso país com nosso presidente cubano?
A população deveria ir às ruas pedir o impeachment também nos momentos desse tipo de declaração feito em nome do povo e a qual não teve retração alguma ou seja o dito foi dito. Lembrando que ele representa o Brasil!!
Que bom que temos espaço para nos manifestar e que não estamos em Cuba para ser presos por descordar das declarações do nosso representante!

Gina Carla.