segunda-feira, 1 de março de 2010

Parque da Cidade Sarah Kubitschek

O Salvador na sola do pé resolveu discorrer mais uma vez sobre o Parque da Cidade de Brasília Sarah Kubitschek, popularmente conhecido como Parque da Cidade, pois o leitor Gustavo sentiu falta de fotos do local. Aproveitando o ensejo, seguem informações mais detalhadas sobre este que é o maior parque urbano do mundo e um dos lugares mais belos da capital do Brasil.

O Parque da Cidade de Brasília Sarah Kubitschek está situado no Plano Piloto de Brasília e tem 4,2 milhões de m². Para que se possa ter uma ideia de suas dimensões, basta comparar o tamanho do Parque Sarah Kubitschek ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, que possui 1,6 milhões de metros quadrados e à Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, que possui 155 mil metros quadrados. Já o Central Park, em New York, possui cerca de 3,4 milhões de metros quadrados. A Floresta da Tijuca, também no Rio de Janeiro, possui, aproximadamente, 39 milhões de metros quadrados de área verde, configurando-se na terceira mair floresta urbana do mundo.

Localizado no centro da cidade, junto à Asa Sul, tem o terceiro maior pavilhão coberto para feiras e exposições do Brasil, com 55 mil m². Foi fundado por volta de 1978 e originalmente recebeu o nome de Rogério Pithon Farias, o jovem filho do então governador do Distrito Federal, que morreu em um acidente de carro.

É um dos principais centros de lazer ao ar livre da cidade, concentrando quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico e pistas de caminhada, patinação e ciclismo. O parque ganhou fama nacional por meio da música Eduardo e Mônica do grupo candango Legião Urbana: “Se encontraram então no parque da cidade a Mônica de moto e o Eduardo de camelo. O Eduardo achou estranho, e melhor não comentar, mas a menina tinha tinta no cabelo”.

Uma de suas áreas de lazer, composta por brinquedos destinados às crianças é chamado de Parque Recreativo Ana Lídia em homenagem a uma menina de 7 anos covardemente estuprada e assinada por jovens da elite brasilense no ano de 1973, crime que até hoje permanece sem solução alguma (Fonte: Wikipédia).
*
Imagens: Parque da Cidade de Brasília Sarah Kubitschek por Sílvio Benevides.

Nenhum comentário: