segunda-feira, 5 de março de 2012

Aniversário de Cachoeira: 175 anos

Cachoeira nasceu às margens do Rio Paraguaçu, no século XVI, quando os engenhos de cana de açúcar começaram a ser instalados na região do Recôncavo. Antes da colonização, era habitada por tribos indígenas. Seu desenvolvimento teve início a partir da primeira metade do século XVII. Esta evolução está vinculada aos colonizadores Paulo Dias Adorno e Rodrigues Martins, donos da terra em que fora assentada a povoação que deu origem a cidade. O entorno da atual capela de Nossa Senhora d'Ajuda, construída no engenho da família Adorno sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário, é considerado o marco inicial da povoação, que em 1674, foi convertida em freguesia. Em 1698, a então freguesia alcança a categoria de vila com denominação de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira. Com a expansão da economia açucareira e da atividade comercial, a vila prosperou principalmente nos séculos XVII e XVIII, quando se construíram belas casas, igrejas e conventos, valiosas peças da arquitetura da influência barroca.

Graças à sua localização privilegiada, na fronteira entre as regiões do Recôncavo e Sertão, atingiu expressiva prosperidade. Para ela, convergiam duas importantes vias: A Estrada Real do Gado, que atingia a zona de criação de gado e as barrancas do rio São Francisco, e a estrada das Minas, partindo da vizinha São Félix se dirigiam à Chapada Diamantina, Minas e Goiás. Como ponto de transbordo das vias fluvial e terrestre transformou-se em empório de uma vasta região. Durante o século XVIII, experimentou grande desenvolvimento, quando era alto o preço do açúcar e abundante o ouro do Rio de Contas.

Já consolidada como vila de maior importância da Província. Cachoeira projetou-se também na história política do Brasil. pelas lutas da Independência da Bania. em 1822. Antes da consolidação da Independência da Bania, o povo da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira do Paraguaçu, levantou-se contra jugo português, e no dia 25 de Junho de 1822 declara-se território livre do Portugal, aclamando Dom Pedro, Príncipe Perpétuo Regente do Brasil.

Em 13 de março de 1837, por meio de decreto provençal, Cachoeira foi elevada à categoria de cidade com a denominação de Heróica Cidade da Cachoeira – Lei Nº 43, assinada pelo então presidente da Província da Bahia, Francisco de Souza Paraízo. Pelo seu conjunto arquitetônico e paisagístico, recebeu o título de Monumento Nacional, por meio do Decreto Presidencial Nº 68.045 de 18 de janeiro de 1871 (Fonte: UFRB).

Imagem: Câmara Municipal da Cachoeira

Nenhum comentário: