terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O ato de governar

O texto abaixo, escrito por Carlos Drummond de Andrade, propõe uma reflexão sobre o ato de governar. Se consultarmos o dicionário, encontraremos várias acepções, que vão desde exercer autoridade soberana e continuada sobre outrem até deixar-se influenciar por, ou ainda orientar-se, regular-se. Entretanto, creio que a acepção mais adequada ao conto do Drummond e ao contexto da nossa cultura política é pensar o ato de governar como a ação de tratar devidamente de seus próprios negócios e interesses. Nada mais adequado ao atual governo soteropolitano. A reflexão está feita. O resto é com o leitor.
*
Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
- Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará o meu lanche.
- Com que dinheiro? – atalhou Januário.
- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
- E o que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
- Lucram a certeza de que tem um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
- Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
- Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto e dissolvida a República.

*
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Governar. In: Histórias para o Rei. Rio de Janeiro: Record, 1998).
*
Foto: Sílvio Benevides a partir de grafite Montréalais

2 comentários:

Papillon disse...

Oi, meu amado e inteligente amigo!

A cada dia que passa tenho mais admiração por você por todo seu trabalho. Fico muito feliz que podemos contar com pessoas como você na distribuição de informação e cultura.
Adorei o texto e a imagem!!!
Porque não fazemos o mesmo com nossos governates!! Ah, vivemos em uma democarcia!! kkkkkkk

Parabéns por seu lindo blog!!

Beijos.

SB-SSA disse...

Muito obrigado. Também te adoro e te admiro muito!! Que bom que somos amigos!!