segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Alguma coisa está fora da ordem?

Os vários veículos de comunicação local noticiaram a chegada dos três primeiros trens do metrô. Fabricados na Coréia do Sul, os trens foram desembarcados na manhã do dia 07/11/2008 no porto da cidade no bairro do Comércio. A previsão é que os outros três trens cheguem a nós em janeiro de 2009. Mas os soteropolitanos terão de esperar mais algum tempo para usufruir desse serviço. Embora os trens tenham chegado os trilhos por onde eles correrão ainda não foram instalados.

O processo de montagem dos trilhos já foi iniciado com a soldagem eletrônica das barras de 25 metros que irão compor as barras longas de 120 metros. Após o término dessa fase terá início o polimento dos trilhos que permitirão uma melhor fluidez dos vagões. Em seguida, tem início o processo de soldagem luminotérmica (para união das barras longas). Segundo os engenheiros Levi Pitanga e Thomaz Baker, responsáveis pela obra, tais procedimentos, além de proporcionar conforto aos passageiros durante as viagens, reduzirão os custos de manutenção. A montagem dos trilhos se encerra com a colocação dos dormentes, que dão suporte ao carril, e dos lastros de brita.

Por conta de todo esse processo, além da finalização das estações, os trens recém-chegados deverão entrar nos trilhos somente no final de junho de 2009, de acordo com Carlos Chamadoira, diretor de operações da Companhia de Transporte de Salvador (CTS). Enquanto isso, os vagões tão esperados ficarão armazenados num pátio auxiliar de manutenção da CTS. Toda essa situação me faz lembrar a canção do Caetano Veloso, “aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína”. Valha-nos Deus! Alguma coisa está fora da ordem ou se trata apenas de uma má impressão? (por Sílvio Benevides)

(Foto: Prefeito João Henrique por Walter Carvalho - Agência A TARDE)

Nenhum comentário: