domingo, 29 de abril de 2012

POEMA FALADO: Natureza íntima

Nesse mês de abril o Salvador na sola do pé homenageia o poeta AUGUSTO DOS ANJOS, cuja obra é uma das minhas preferidas. O poema desse mês é o NATUREZA ÍNTIMA, essa indelével e indecifrável criatura que habita dentro e fora de todas as criaturas que este mundo habitam. Diz o Poeta por meio da bela voz do ator Othon Bastos: “Cansada de observar-se na corrente / Que os acontecimentos refletia, / Reconcentrando-se em si mesma, um dia, / A Natureza olhou-se interiormente! / Baldada introspecção! Noumenalmente / O que Ela, em realidade, ainda sentia / Era a mesma imortal monotonia / De sua face externa indiferente! / E a Natureza disse com desgosto: / ‘Terei somente, porventura, rosto?! / Serei apenas mera crusta espessa?! / Pois é possível que Eu, causa do Mundo, / Quando mais em mim mesma me aprofundo Menos interiormente me conheça?!’”. Boa áudio-leitura! (por Silvio Benevides)





Imagem: Trilha Loquinhas em Alto Paraíso (GO), por Silvio Benevides.

Nenhum comentário: