segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vitória Tricampeão!

Existe uma diferença entre ser vitorioso e ser derrotado. Os derrotados são aqueles que vivem do passado porque têm apenas o passado para seguir e cultivar. Talvez por isso não saibam perder, já que cada derrota lhes traz a certeza de que o futuro não existe para eles. No último domingo o primeiro e único Esporte Clube Vitória consagrou-se tricampeão baiano superando todos os obstáculos, de chuva forte a mau agouro. Campeão absoluto do novo milênio (seis taças em sete campeonatos estaduais), o Vitória é um time vitorioso porque vitoriosos são aqueles que vivem de glórias futuras, pois o futuro lhes espera de braços abertos (por Sílvio Benevides).

Vitória busca empate contra o Bahia e conquista o tri

O Vitória fez festa. Após uma partida suada, o time rubro-negro de Salvador comemorou o tricampeonato baiano mesmo com um empate por 2 a 2 no clássico Ba-Vi com o arquirrival Bahia. Em um jogo de superação, o atacante Neto Baiano e o meia Ramón foram os heróis deste domingo, marcando os gols do título para o Leão no Barradão.

Como teve melhor campanha ao longo da primeira fase e venceu a partida de ida por 2 a 1 no Estádio Pituaçu no último domingo, o time comandado por Paulo César Carpegiani tinha o direito de perder por até um gol de diferença para ainda assim renovar o título estadual. No entanto, o Bahia virou o intervalo como campeão com uma vitória parcial por 2 a 0, com gols de Reinaldo Alagoano e Ávine. Até que Neto Baiano, então apático no jogo, resolveu aparecer e marcar aos 19 minutos do segundo tempo. Por fim, o veterano Ramon, aos 43, encerrou o Baianão cobrando pênalti e confirmou o tri do Vitória.

Neto Baiano, além de ver o clube se sagrar tricampeão, conquista o prêmio de maior goleador do Campeonato Baiano. O atacante marcou 18 gols, com muita sobra para o segundo artilheiro da competição: Robert, que fez 13 a serviço do Atlético de Alagoinhas. Com a conquista deste domingo, o Vitória – que iniciou o ano treinado por Vagner Mancini, hoje no Santos – mantém a hegemonia estadual. Com esta taça, são seis nos últimos sete Campeonatos Baianos – apenas o Colo Colo de Ilhéus impediu em 2006 uma soberania ainda maior. Já o Bahia aumenta o jejum, uma vez que não vence o torneio desde 2001 (Fonte: Gazeta Press).
*
Foto: Agência Estado

2 comentários:

Lucas Franco disse...

Em teoria, eu não poderia elogiar esse texto, afinal, como torcedor do Bahia, doeu muito perder aquele campeonato baiano e amargurar mais um ano de jejum. Porém, achei o texto bem escrito, e admito que a situação é real: os tricolores usam como única defesa os títulos nacionais e seu maior número de títulos estaduais, deixando de lado o equilíbrio no presente, sendo o presente nosso campo para plantações que forecerão futuras colheitas, e nesse sentido, os rubro-negros podem se vangloriar de estar numa fase soberana, construindo para o futuro maior equilíbrio para um passado que por muito tempo predominou nas cores azul, vermelho e branco. Gostei de ver você escrevendo sobre futebol, mas acredito num futuro melhor para o meu Bahia :)

SB-SSA disse...

Xiiiii....ato falho! Como você sabe que ao falar de derrotados eu estou me referindo ao Baêa? (hehehe)