terça-feira, 28 de outubro de 2008

Triste Salvador!

As eleições municipais chegaram ao fim. Em Salvador o atual prefeito João Henrique (PMDB) foi reeleito com 58,46% dos votos válidos. A capital baiana ficará por mais quatro anos entregue à sanha voraz da especulação imobiliária que avança de forma predatória sobre a cidade.

Os próximos quatro anos serão decisivos para Salvador no que tange ao que se costuma chamar de qualidade de vida. O futuro é totalmente incerto. O que se viu durante o mandato do prefeito reeleito foi uma cidade mergulhada num trânsito caótico, sem perspectiva de melhora, um transporte público deficiente, que nem de longe atende às necessidades da população, e o pouco que restou de suas matas sendo devastado para dar lugar a condomínios de luxo, o que certamente não resolverá o déficit habitacional. Isso sem falar da saúde e da educação que nunca foram prioridade. Em nome da geração de emprego (temporários, é preciso frisar) estamos vendendo nossa cidade.

Salvador tinha tudo para ser uma cidade de destaque no século XXI: uma cultura rica e diversificada, belezas naturais exuberantes, espaços verdes que garantiriam temperaturas agradáveis e o controle climático, entre tantas outras características tão valorizadas em tempos de aquecimento global. No entanto, graças à inépcia do Executivo, à omissão do Judiciário e do Legislativo, à ganância burra do empresariado e do egoísmo insano das elites locais nosso açúcar excelente está sendo trocado por drogas inúteis que farão a alegria de uns poucos negociantes e brichotes sagazes feito raposas. Triste Salvador! Só nos resta orar para que sobrevivamos à tamanha tristeza e devassidão pública (por Sílvio Benevides).
*
(Foto: retrato do Prefeito João Henrique retirado do blog Política Livre)
*
Salvador e suas belezas
*
Vídeo produzido pelos estudantes de Jornalismo João Lins, Thais Pina e Yolanda Poirey, do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), como exercício da disciplina Práticas Investigativas.
*

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho !!
O vídeo é sem dúvida uma "boa pedida" para fazermos uma reflexão sobre as condições que a nossa Salvador está.
Saber o que acontece "nos bastidores" é o que nosso povo precisa ...
Alias, nem tão bastidores assim não é verdade ?
Só não ver quem não quer !!