segunda-feira, 28 de junho de 2010

Da série na sola do pé: RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro. Cidade que ocupa no imaginário da humanidade um lugar de destaque. Suas maravilhas a muito decantadas em prosas, versos, imagens, sombras, luzes e sons magníficos chamam a atenção de quem quer que a visite. Sem dúvida, o Rio de Janeiro é uma cidade maravilha, quer dizer, maravilhosa.

Sim, o Rio de Janeiro continua lindo, mas, a despeito das suas belezas extraordinárias, a cidade maravilhosa vista de perto se assemelha a qualquer outra cidade. É tão comum como comuns são outras tantas cidades espalhadas por esse imenso Brasil, a exemplo de Salvador, Aracaju, Goiânia, Brasília, Fortaleza, Maceió, Porto Alegre, São Paulo... Espere um pouco. Pensando bem, São Paulo é diferente, pois como já escreveu o Caetano Veloso, São Paulo é como o mundo todo. Tudo em São Paulo é extremamente gigantesco, meu Deus! Mas isso é assunto para outra ocasião.

Voltando ao tema em questão, como disse, o Rio de Janeiro é uma cidade bastante comum. Ela não causa o impacto esperado, ou seja, espanto. Isso talvez ocorra porque o Rio de Janeiro é uma cidade em evidência constante. Seja na literatura, nas artes plásticas, no cinema, na fotografia, na publicidade, nos noticiários, na música, nas telenovelas, enfim, a cidade, de uma maneira ou de outra, aparece constantemente retratada. Isso nos aproxima dela de tal modo que quando dela nos aproximamos, experimentamos uma estranha sensação de déjá vu. É como se sempre tivéssemos estado lá. E isso nada tem a ver com lembranças de vidas passadas, mas, sim, com imagens traçadas desde muito antes do Machado de Assis.

O Rio de Janeiro guarda tesouros que somente lá se pode encontrar. Refiro-me ao Cristo Redentor, imponente nas alturas do Corcovado, e ao Pão de Açúcar. Visto de perto, o Rio de Janeiro pode até parecer uma cidade como outra qualquer, mas do alto do Corcovado e do Pão de Açúcar sua beleza é imbatível, pois não tem igual. Beleza assim nunca vi e, de certo, não há em nenhum outro lugar dentro ou fora do Brasil. Beleza esplêndida, magnífica, grandiosa, admiravelmente maravilhosa! Sim, o Rio de Janeiro continua lindo e continuará sendo por muito tempo mais com as bênçãos dos Orixás e do Cristo Redentor de “braços abertos sobre a Guanabara”. Esse texto é só porque, Rio, amei você (por Sílvio Benevides).
*
Imagem: Rio de Janeiro, por Sílvio Benevides.

Nenhum comentário: