domingo, 13 de junho de 2010

Hoje é dia de Santo Antônio

Santo Antônio é um santo que viveu e continua a viver entre os homens. Já se passaram mais de 750 anos desde a sua morte e, apesar de tudo, ele, inexplicavelmente, continua a atrair pessoas de todas as classes sociais e a alimentar uma chama sempre viva de devoção popular. O porquê de tudo isso nós não conseguimos explicar. A devoção a este Santo é um fenômeno que supera nossa compreensão racional.

Já os contemporâneos do Santo apresentam sua atividade de pregador como um acontecimento extraordinário. E nos seus escritos refletem-se, também, aqueles ensinamentos profundos que fascinavam as imensas multidões que se aglomeravam e se comprimiam em torno do seu púlpito. Santo Antônio foi, antes de mais nada, um conquistador de almas. Ele não se contenta em arrancá-las da corrupção e do pecado, mas insiste em estimulá-las a uma vida cristã corajosa e intensa, guiando-as através de um conhecimento mais atento e aprofundado das verdades reveladas e, de modo muito especial, através da confissão, da penitência e da eucaristia. É por essa razão que, tanto em sua vida quanto em nossos dias, este Santo continua sendo um dos mais eficazes e indicados guias espirituais do povo cristão. Ele, que ainda ultimamente foi declarado pelo Papa João Paulo II “doutor evangélico” da igreja universal, continua, ainda hoje, o seu magistério.

É pelo caminho da evangelização – embora muitas vezes também ajude nas necessidades materiais – que este Santo continua levando as almas para Cristo, confortando-as a fim de que perseverem generosamente na graça e na caridade. É, sem dúvida, um mistério de predileção, um desígnio divino do amor de Deus para com este seu humilde Santo e infatigável apóstolo; mistério da graça que nós não conseguimos compreender plenamente, mas que só podemos admirar.
Eis porque não hesitamos em afirmar que Santo Antônio é, sem qualquer dúvida, uma testemunha da Providência, um mensageiro de Deus, que parece vir ao encontro das exigências e das necessidades da nossa vida: desde as mais importantes – como a fé e a conversão – até as mais simples, como o são as graças materiais. Eis aí, portanto, a faceta mais significativa da devoção a este Santo: que nós, através de Santo Antônio, consigamos redescobrir a Cristo (por Terenzio de Poi).
*
Imagem: Santo Antônio por Cleiton Campos.

Nenhum comentário: