segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

E por falar em Obama...

Na semana passada o tema que dominou os noticiários foi a tão inexplicavelmente esperada posse do presidente estadunidense Barack Obama. Digo inexplicavelmente porque, na boa, não consigo entender todo o estardalhaço que se criou em torno dele. Até parece que ele é o super-homem (espero que não seja vulnerável a Kriptonita). Conheço gente que não marcou ou desmarcou compromissos na terça-feira, dia 20 de janeiro, só para ficar em casa assistindo pela TV a cerimônia de posse. E o verão rolando solto na capital da Bahia, como também os assaltos a coletivos, a dengue e os assassinatos de jovens nas periferias de Salvador. Dá pra entender?

Muito foi falado, comentado, debatido, discutido e especulado sobre o Osama, digo Obama, e sua futura gestão. Para mim, o Barack Obama representa apenas o tão esperado fim da famigerada era Bush (pé de pato, mangalô três vezes) e a ascensão de um povo que chegou aos Estados Unidos, e em tantos outros lugares das Américas, para trabalhar como escravo, sendo vítima de todo tipo de violência e humilhação, e hoje passa a ocupar o poder máximo da nação mais poderosa do planeta. É como se a vitória do Obama quisesse dizer: Racistas tremei! De hoje em diante vocês vão ter de engolir seu racismo estúpido! Isso é mais que ótimo. É simplesmente divino, maravilhoso. No mais, nada mais espero.

Dentre as inúmeras manchetes publicadas sobre o Barack Obama a que mais me chamou a atenção foi a da revista Época. Podia-se ler na capa: o mito e a realidade. Ora, fiquei a pensar por que opor mito e realidade? Se pensarmos direitinho, por vezes o mito é tão ou mais real que a própria realidade e esta, por sua vez, pode ser uma grande criação e/ou narração mítica (midiática, talvez, considerando os avanços tecnológicos dos nossos tempos). O fato é que mito e realidade se interpenetram. Não dá para dizer com precisão onde começa um e termina o outro. Imagino que a atual crise econômica e financeira que vem assolando os mercados mundiais tenha um pouco dessa característica. Crise há, sempre houve e haverá. Nenhum sistema econômico está imune às crises. A coisa é séria? Não duvido. O que eu questiono não é a gravidade do fato. Tampouco sua existência. Questiono sua origem. A origem dessa crise não é econômica. A origem dela é moral. A tirinha Calvin e Haroldo, do Bill Watterson, abaixo reproduzida, pode muito bem ilustrar a crise moral (que gerou a famigerada crise econômica) que o mundo e o capitalismo enfrenta atualmente. PARA LER CLIQUE NA IMAGEM.

E então? A crise é econômica ou moral? E quanto à era Obama? Ela, de fato, representa o início de uma nova moral? É esperar pra ver. A História não costuma ser condescendente com quem quer que seja. Esperemos, pois (por Sílvio Benevides).

Imagens: Caricatura de Barack Obama, autoria do Greg Halbert. Calvin e Haroldo, criação do Bill Watterson.

8 comentários:

Papillon disse...

Bom dia meu amigo e leitores desse maravilhoso blog!!!!

Como não comentar hoje essa Vitória e como não discordar de você???!!!

O que você chama de exagero eu chamo de marco histórico!!

Eu não desmarquei compromisso porque sabia que poderia assistir a qualquer momento na internet!! Sim acertei essa vitória foi repedida o dia inteiro na tv, e só por isso minha escolha foi ir a praia e aproveitar o verão!!!Mas, isso não modificou meu pensamento e esse momento já garantido na história. Talvez faltou a vibração do momento...tudo bem não ligo para isso quando já se tem a vitória e cada um reagi como pode!!!!Não era uma disputa era apenas a constatação da vitória...e no fundo revelo aqui que tive medo de p que algo poderia acontecer a Obama nesse dia!!!Ufa1, que bom que tudo foi magnífico!!

Mas, não participar vibrando não diminuiu em um minuto minha felicidade por essa conquista americana. Salve! Salave, Barack Hussein Obama!!

Obama vai entrar para a história como o primeiro negro a chegar ao comando da Casa Branca!!! Você acha mesmo o estardalhaço inexplicável?!? Meu amigo, na boa, não consigo entender você não achar que a isso se deva mesmo toda essa euforia!! Não, Silvio, ele não é o super-homem!!! Ele é o candidato democrata, NEGRO, Barack Obama, ELEITO PRESIDENTE DOS Estados Unidos da América após a derrotar d o republicano John McCain.

Amigos, tenho plena consciência que isso não é ou vai ser um milagre e que não é um dos efeitos TABAJARA onde todos os seus problemas acabaram. Não, mas esse MARCO por si só já mostra o quanto o mundo ta mudando e quanto ainda podemos fazer para mudar mais....Imagine o que isso é para a cultura racista, prepotente, orgulhosa dos americanos!! Essa eleição de um presidente negro não vai mudar o racismo, mas pode ser um grande começo. Que vitória é MESMO isso ter ocorrido para a maioria dos NEGROS AMERICANOS!! Sim é um NEGRO no poder e não apenas um negro, mas Barack Hussein Obama , filho de pai queniano e mãe americana e as palavras “Esperança” e “Mudança” podem ter um significado ainda maior e não apenas esse imediatista que a maioria das pessoas estão pensado....isso é apenas um começo de uma nova ERA para a maior potência econômica e política do mundo. E porque nãopara o próprio mundo!!!!???

Obama sabe e o mundo também sabe o quantos são os desafios a serem enfrentados por ele:
herdará um país afetado pela maior crise econômica do momento e comprometido em duas guerras, no Iraque e Afeganistão.

No discurso ele falou "Celebramos esta noite, mas sabemos que os desafios que o amanhã trará são os maiores de nossa era: duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise financeira em um século"....Você quer Kriptonita pior que essa, meu amigo? Eu queria um Super-homem mas adoro já ter OBAMA!!!

Beijos,
Papillon.

SB-SSA disse...

Adorei seu comentário. Posso transformá-lo em um post? A idéia é essa discitur, debater, romper com o marasmo. Valeu!

Papillon disse...

Gostou!!
Ele é seu faz o que desejar!!
Bjs

Bel disse...

Olá queridos, olha eu aqui! Pela primeira vez dando o ar da graça pra comentar esse feito que como relata Silvio tornou-se fenômeno mundial!!!

Exagero ou marco histórico? Hummm Depende: sim, marco! Obama quebra muitas barreiras ao ser eleito! Festejemos! Claro, Silvio, perspicaz como sempre, sabe que isso por si só não bastará! Vai ser exigente assim aí na Bahia!!! Rsrsrs

Sou paulistana e aprendi com minha cidade a abraçar e conviver com as diferenças das mais discrepantes...Adorei esse espaço por ser convivío democrático para debates enriquecedores vocês formam uma dupla excepcional!!!
Ahhh desculpe a intromissão Silvio mas não resisti!! Saudade!

bjs

SB-SSA disse...

Oi, Bel! Que intromissão que nada!!! Você, como já disse, é e será sempre bem-vinda!! Continue se intrometendo sempre que desejar!! Só uma coisinha: aqui na Bahia às vezes costumamos ser exigentes, outras vezes não (essas vezes é que são irritantes), mas também sabemos conviver com "diferenças das mais discrepantes", mesmo que alguns façam um esforço enorme para isso. Vou logo dizendo que não é o meu caso, pois adoro as diferenças discrepantes e quanto mais discrepante melhor. São elas que fazem o mundo e a vida serem interessantes e são elas ta,bém que despertam nosso desejo de investigar, querer saber e conhecer. Um beijão e volte sempre! Intrometa-se!!

vivi disse...

Rsrs... Vixe! Mais uma intrometida no pedaço. Olá! Pessoas...
Mais um cantinho... Que gostoso!!! Rsrs... Chegando e já lendo nossa amiga discordando. Rsrs... Confesso que tenho que concordar com ela. Assim como ela não desmarquei nenhum compromisso. Mas... Penso na vitória do então Senador Barack Obama, como um marco histórico. Me lembrei de Martin Luther king... No qual ele dizia que um dia está nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os HOMENS SÃO CRIADOS IGUAIS"...
Independente... se sua raça, cor, credo... Rsrs... Mundo perfeito este não?!... Utópico?! Mas... não impossível. Sonhar é preciso.!!!... E de um sonho... Obama hoje é uma realidade...
Ganbatte!!!... Força!!!... Sílvio. Parabéns por esse "cantinho"...e Papi thanks!!! Por te-lo a mim apresentado rsrs...
Beijus a todos(as)... Uma ótima semana...
Belzinha... Beijus.

SB-SSA disse...

Então temos mais uma intrometida, hein...QUE ÓTIMO!!!!!! Vivi seja super-hiper-mega bem-vinda!!! Intrometa-se sempre porque eu gosto disso (hehe)!

Anônimo disse...

saludo para usted mi hermano''
perdon por no decirle mi parecer de su blog en mi primera visita.
su blog esta muy bien en todos los sentidos, ah y una sugerencia esa plantilla no va con su blog ya por que es para gente que esten empesando en estos de blogger.

si le interesa enlazar nuestro blog dejemelo saber por favor