segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Politicamente correto

Bem, acredito que se tem realmente um exagero na questão do politicamente correto ultimamente e isso chega como uma atitude norte-americanizada, um jeito de assumir posturas que não condizem com a nossa cultura. O que escola e educadores devem fazer é mostrar o que é preconceito, falar sobre eles e educar, criando seres pensantes e críticos. Não vamos educar para transformar pessoas em “robozinhos”.

Isso de mudar versão de músicas e histórias apenas por mudar não faz sentido algum. O que vale é falar sobre problemas sociais e mostrar que eles existem e estão no nosso dia e que para se acabar com os problemas se deve conhecê-los e discutir sobre eles.

Vivemos em um mundo no qual a informação chega muito mais rápido do que se pode imaginar. Mas o que se fazer com tantas informações? Aceitamos? Acreditamos? Engolimos? Não seria melhor discutir, analisar e saber criticar? O politicamente correto também exagera, também erra. O que devemos é saber colocar na balança o que de fato prejudica e o que de fato é correto. Vamos aproveitar o que é bom e deixar de lado o resto. Histórias, músicas, teorias devem ser aceitas e analisadas pensando no momento em que foram criadas e nos seus objetivos. Algumas, de fato, deve-se questionar, outras, no entanto, não faz o mínimo sentido questionar e, modificar, muito menos.

Meu Cravo e minha Rosa vivem suas crises em todas as cirandas. Por que não aproveitar a música e falar de conflitos, agressividade e parar de se preocupar com o certo e o errado? É pensar em cantar algo que foi feito em uma outra época ou, para os incomodados, é apenas não cantar...Aff!!

Discriminar alguém por idade, cor, orientação sexual, raça, etc., ou menosprezar qualquer atividade profissional FOI, É e SERÁ preconceito. Gente, basta pensar antes de falar! Isso ajuda bastante. Quem não tem preconceitos levante a mão. Alguém levantou? Sendo assim, o politicamente correto tem seu lugar se soubermos por que o estamos aplicando. Desta maneira, ele sempre será bem vindo. Quanto ao preconceito...vamos aprendendo a lidar com ele até superá-lo! Mas, o que é preconceito? Sempre ouvimos falar nessa palavra, mais afinal de contas o que ela realmente significa?

O preconceito não passa de um conceito que criamos antes de saber o que aquilo realmente é. Por esse falso conceito muitas vezes maltratamos o próximo e nem pensamos nas conseqüências daquele ato. No mundo existem muitas formas de preconceitos, o mais comum, porém, originam-se no fato de a pessoa ser de uma etnia diferente, ou por ter uma religião diferente da nossa, por ter a cor da pele diferente, por ser de outra classe social, por ter orientação diferente, entre outros (por Gina Carla Reis).
*
Imagem: O cravo e a rosa, por Felipe Camperlingo.

Nenhum comentário: