segunda-feira, 19 de julho de 2010

Somos nós idiotas?

O secretário-geral da FIFA, o senhor Jerome Valcke, declarou em recente entrevista que “falta tudo” no Brasil para que o país esteja em condições de sediar a Copa do Mundo de 2014, a exemplo de estádios, aeroportos, estradas e capacidade hoteleira. Ao que tudo indica essa declaração não agradou ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pois durante o lançamento do edital do trem-bala Rio-São Paulo, ocorrido no dia 13/07, em Brasília, o chefe do Executivo nacional retrucou: “Terminou a Copa do Mundo na África do Sul agora e já começam a dizer: ‘cadê os aeroportos brasileiros, os estádios, cadê os corredores de trem brasileiros, cadê os metrôs brasileiros”, como se nós fossemos um bando de idiotas que não sabem fazer as coisas e definir as nossas prioridades”.

Bem, se somos ou não idiotas, não saberia dizer. Mas seria bom lembrar ao Filho do Brasil que faz uma década, pouco mais ou menos, que nós, soteropolitanos, estamos a esperar a implementação do nosso transporte de massa, carinhosamente apelidado de metrô. As obras do dito cujo tiveram início ainda na gestão do ex-prefeito Antônio Imbassahy. Arrastaram-se por todo o primeiro mandato do atual prefeito João Henrique e continuam a arrastar-se pelo segundo. Esta é uma novela que parece não ter fim. Do início das obras para cá ocorreram inúmeras paralisações, diversas denúncias de superfaturamento e várias revisões do projeto original, que deveria ter 13 km, mas parece que haverá somente 6 km.
Diante deste fato, penso que a população de Salvador não tem nenhum motivo para confiar que toda a infra-estrutura necessária à realização da Copa do Mundo ficará pronta até 2014, ou seja, daqui a quatro anos. Refiro-me não apenas ao metrô, mas, também, à extensão das vias públicas que garantam o bom funcionamento da cidade durante os jogos, à ampliação do aeroporto local, da rede hoteleira, entre tantas outras prioridades que há muito já deveriam ter sido implementadas na nossa urbe. Acho muito difícil acreditar que obras que não foram realizadas em muitas décadas possam ser feitas em apenas quatro anos. Sendo assim, vale perguntar: cadê, Presidente, nosso metrô? Como não acreditar que os administradores públicos dessa cidade e desse país não são, de fato, “um bando de idiotas que não sabem fazer as coisas e definir as nossas prioridades”? Não dá mais para engolir balelas soltas ao vento. Chega de cinismos e idiotices (por Sílvio Benevides).

Um comentário:

Hugo Gonçalves disse...

Para que Salvador seja de fato uma das cidades-sedes para a realização da Copa de 2014, é necessária uma infraestrutura urbana geral. É preciso concluir imediatamente as obras do Metrô, iniciadas há dez anos e que até este momento não há um determinado prazo para terminá-las.

A ampliação do nosso aeroporto também será de fundamental importância para a recepção de todas as seleções participantes. Creio que, antes de o torneio começar, tudo dê certo nesta cidade.