terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Próxima parada: Salvador

Começou ontem (25/1/2010), no Rio Grande do Sul, o Fórum Social Mundial “10 anos Grande Porto Alegre”. Uma das principais atividades do evento é o Seminário Internacional “10 Anos Depois: Desafios e Propostas para um Outro Mundo Possível”, que está sendo realizado na capital gaúcha. Intelectuais e representantes de movimentos sociais de todo o mundo estarão reunidos, até o dia 29 de janeiro, para uma grande reflexão sobre os dez anos do Fórum Social Mundial e as transformações políticas e sociais desse período.

A proposta do seminário, no entanto, não é só olhar para trás. O debate deve resultar também na projeção de caminhos futuros para a construção de um outro mundo possível. As conclusões desse seminário serão discutidas em eventos descentralizados, que serão realizados em todo o mundo ao longo do ano, até o próximo Fórum Social Mundial, em Dacar (Senegal), em 2011. O evento seguinte ao Fórum Social Mundial da Grande Porto Alegre será em Salvador. Do dia 29 a 31 de janeiro, a cidade sediará o Fórum Social Mundial Temático da Bahia (FSMT-BA ).
Como em todos os outros encontros, o fio condutor das discussões será a crise de civilização em seus diversos aspectos, as graves ameaças representadas pelo atual modelo de produção e consumo e necessidade urgente de implementarmos um desenvolvimento justo e sustentável, “um outro mundo possível”. Para saber mais clique aqui.

Em 2010, o Fórum Social Mundial acontece de forma descentralizada, em vários países. No Brasil, a décima edição do FSM começa, em janeiro, na Grande Porto Alegre (RS) dias 27 e 28 e termina com o FSM Temático da Bahia, de 29 a 31. Construído de forma articulada, o FSM de Porto Alegre pretende celebrar os 10 anos do evento, num resgate histórico. Na Bahia, o FSMT tem como inovação a participação de governantes progressistas de vários países (Fonte: Boletim FSM).
*
Imagem: Mercado Modelo (Salvador/BA) por Sílvio Benevides.

Nenhum comentário: