segunda-feira, 20 de abril de 2009

Uma soteropolitana na capital do Amazonas

Em visita rápida a Manaus, registro aqui um pouco da impressão que tive da cidade e dos manauaras ou manauenses.

Manaus é uma cidade de aproximadamente 1,71 milhão de habitantes, está situada a margem esquerda do Rio Negro, próxima ao encontro das águas com o Rio Solimões (nome dado ao Amazonas na região). É uma cidade grande, bonita e de uma arquitetura interessante. Tem um porto totalmente flutuante que veio todo pronto da França e só montado em Manaus.

Tive a oportunidade de sentir sabores exóticos, diferentes do que estou acostumada. E se você acha que já tomou açaí, o açaí da Bahia não passa perto do açaí que se tem lá. O que será mesmo que tomamos aqui, afinal? Hoje eu posso dizer o que é açaí, como também tapioca, cupuaçu etc.

Hummm, e não posso deixar de falar do belo almoço típico da sexta-feira Santa, na casa de Dona Elvira. E para minha surpresa ou ignorância encontrei na mesa de Dona Elvira com o nosso conhecido Vatapá, e pensei que fugiria dos pratos da Bahia. Bem, mas o de Dona Elvira era um Vatapá Manauara muito gostoso, feito também a base de pão e com o seu sabor especial diferente do nosso. Lá também comi o pirarucu de casaca. Um prato feito com o pirarucu, o maior peixe de água doce (o bacalhau da região) e banana pacovã frita. E devo registrar o maravilhoso bolo de cupuaçu e também o creme da mesma fruta feitos caprichosamente por Dona Maria, hummmm tudo muito delicioso! Espero não ter engordado muito!!

Apesar ser uma visita rápida à capital do estado do Amazonas, tive oportunidade de fazer belos passeios que me foram proporcionados pela hospitalidade das amigas Paula e Luli, e, assim, conhecer partes dessa bela cidade que tentarei descrever aqui e espero que algum dia vocês façam essa longa, mas bela viagem.

Para iniciar minha visita, fiquei hospedada na casa de minha amiga Paula e sua hospitaleira família, em um bairro chamado Aleixo, que tem uma localização privilegiada na cidade e parece mesmo perto de tudo. E é no Aleixo que está localizado o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Fiquei sabendo depois que os visitantes que vão a Manaus e que não tiverem tempo para ir à floresta devem visitar o Bosque da Ciência, localizado no INPA e aberto ao público. Não foi dessa vez que fui ao bosque!!

Em minha primeira saída, conheci a Casa da Sopa, localiza no Aleixo, um lugar agradável onde coloquei o papo em dia com as amigas. No dia seguinte, fui ao Encontro das Águas, esse espetáculo natural, ocorre quando as águas barrentas do Rio Solimões se encontram com as águas pretas do Rio Negro, correndo lado a lado por 4 a 6 quilômetros sem se misturarem, devido a diferenças na temperatura, densidade e velocidade das águas. Os dois rios continuam por muitos quilômetros, com redemoinhos e correntes cada vez menos distintas fazendo a interface entre os dois. Só isso já justifica esse passeio e ida tão rápida a Manaus para quem não tem muito tempo. É realmente incrível e indescritível a sensação de poder presenciar esse espetáculo da natureza. Sem contar que naveguei nas águas do maior rio do mundo.

Tive a oportunidade de conhecer o Parque Ecológico de Janauary, que está localizado no rio Negro. O local concentra vários ecossistemas da região. Lá tem o Lago das Vitórias-Régias, onde há uma passarela rústica que nos leva a conhecer esta bela flor amazônica. E foi lá que, deixando o Motor (barco grande), passei para as canoas e fiz um passeio pelos igapós e várzeas, onde podemos encontrar grandes e pequenas árvores com cipós, vegetação típica desse ecossistema. E depois desse passeio de canoa, almocei em um restaurante flutuante onde são servidos pratos à base de peixes da culinária regional. Os peixes do Amazonas têm um sabor mais encorpado. Há também ao lado do restaurante venda de artesanato dos ribeirinhos.

À noite fui com Paula e suas irmãs conhecer a praia de Ponta Negra, um local popular às margens do Rio Negro. Uma área também de vida noturna. E lá, assisti a apresentação dos ensaios dos bois Garantido e Caprichoso. O Boi-bumbá é um estilo musical proveniente de Parintins, cidade no interior do Amazonas, que conta com danças folclóricas com temática indígena e ribeirinha e com um Festival Folclórico que ocorre no mês de junho.

E para fechar a minha viagem fui conhecer o Teatro Amazonas, porque tinha que fazer uma foto para meu amigo Silvio e a fiz. Obrigada Silvio, pois vale muito a pena ir conhecer essa bela arquitetura!! Este marco notável foi construído no meio da Floresta Amazônica em 1896, no apogeu do ciclo da borracha. O teatro de Manaus, construído com a riqueza dos barões da borracha, levou quinze anos para ficar pronto. Todos os materiais foram importados da Europa, incluindo as ferragens, estruturas, estátuas, mármores, lustres, espelhos e cristais. Apenas a madeira utilizada no piso e nas cadeiras é brasileira, da Bahia. O Teatro Amazonas foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896.
Agradeço aqui a maravilhosa generosidade e acolhimento das pessoas dessa cidade e principalmente, a Paula e sua família pela hospedagem. Fui muito bem recebida e bem acolhida por todos que tive a oportunidade de conhecer. E espero voltar em breve a Manaus para rever essa linda cidade, rever as pessoas e conhecer novos lugares (por Gina Carla Reis).
*
Imagens: Encontro do Rio Negro e Solimões, Parque Ecológico de Janauary e Teatro Amazonas por Gina Carla Reis.

3 comentários:

Anne Marie disse...

Gostei da foto do teatro de Manaus. Um dia, vou ver esse monumento de verdade. Visitou detro ?

Gina Carla disse...

Oi, amiga!

Infelizmente não estava aberto para visitação e não tinha outro dia para visitar, o tempo foi curto!! Mas, quando retornar farei isso e dedicarei essa foto a você.

Anne Marie estou aqui pensando que um dia iremos visitar Manaus juntas e assim você além de conhecer esse monumento vai conhecer minhas amigas também!!

Beijos no seu coração e saiba que eu e o Brasil estamos sempre prontos para receber você Québécoise.

Gina Carla disse...

Anne o Teatro Amazonas é mesmo lindo dentro....agora vc já tem a fotos que fiz para vc!!
Bjs