terça-feira, 14 de setembro de 2010

Passado e presente da globalização: Salvador – Hamburgo – Marselha

De um ano para cá, o Goethe-Institut/ICBA vem organizando o projeto multidisciplinar Salvador-Hamburgo: Passado e Presente da Globalização cujas etapas se realizaram sempre em intensa colaboração com as instituições parceiras alemãs e, em primeiro lugar, baianas. No segundo semestre de 2009, o Goethe-Institut e a Aliança Francesa de Salvador convidaram fotógrafos brasileiros para participar do projeto Salvador/Hamburgo/Marselha: Passado e Presente da Globalização, desdobramento fotográfico do projeto maior. O projeto contou com o apoio financeiro do Fundo Franco-Alemão para a Cooperação Cultural.

Um júri foi composto pelos profissionais Márcio Lima (fotógrafo), Marcondes Dourado (artista de vídeo) e Mário Vitor de Souza (Arquitetura/UFBA), que selecionaram os fotógrafos Cassio Vasconcellos, de São Paulo, e Gaio Matos, de Salvador, para uma residência artística em Hamburgo, no caso de Cássio, e Marselha, para Gaio. O fotógrafo alemão Bernd Kleinheisterkamp e o francês Olivier Dubuquoy se deslocaram para Salvador para participar da etapa local do projeto. As quatro residências se deram de outubro a novembro de 2009, cada uma com de duas a três semanas de duração.

Em 9 de setembro foram abertas as duas exposições paralelas, no Goethe-Institut e na Aliança Francesa, as quais apresentarão ao público os resultados das residências, com, ao todo, 80 fotografias, ou seja, 20 por artista. As fotografias registram as marcas deixadas nas três cidades portuárias pela dinâmica da globalização, desde as conquistas territoriais do passado até as grandes transformações do século XXI. Na ocasião da abertura, o Goethe-Institut/ICBA lançou o catálogo Salvador-Hamburgo: Passado e Presente da Globalização, que reúne as seis demais atividades realizadas no âmbito do projeto.A exposição ficará aberta ao público até 16 de outubro.

OS FOTÓGRAFOS

Bernd Kleinheisterkamp
Nasceu em 7 de novembro de 1973, em Münster, Alemanha. Freqüentou a Academia das Artes em Ljubljana, na Slovênia (2001) e a Universidade de São Paulo (2004). Em 2007, recebeu o diploma de Fotografia, como orientando do Prof. Jörg Sasse. Vive atualmente em Bruxelas.

Cassio Vasconcellos
Nasceu em São Paulo, em 1965. Iniciou sua trajetória na fotografia em 1981, na escola Imagem-Ação. Durante sua carreira, seu trabalho pessoal, sempre voltado a projetos artísticos, percorreu muitas galerias e museus, no Brasil e pelo mundo. Freqüentemente é convidado a desenvolver novos projetos, como o "Arte/Cidade", em 1994 e 2002.

Gaio Matos
Um dos artistas mais reconhecidos da nova geração baiana, tem participado de importantes mostras nacionais e internacionais, a exemplo da III Bienal do Mercosul (2004). Em 2008 realizou residências artísticas em Bombaim, decorrente da premiação no XIV Salão do MAM-BA, e em Paris, proporcionada pela Fundação Sacatar.

Olivier Dubuquoy
Fotógrafo e geógrafo. Divide suas atividades entre a pesquisa, as reportagens fotográficas e o ensino na Universidade de Provença. Desenvolve uma cartografia sensível, que não se dispõe a ser objetiva. Já apresentou a exposição Photos de Villes de la Méditerranée (2008), na Fête de la Méditerrannée, em Marselha, e, juntamente com Jean-Claude, expôs Carbonne Rives et Dérives en Méditerranée (2007). Além disso, foi repórter fotográfico de uma missão da Associação Médecins du Monde, na Tanzânia em 2007 (Fonte: Informationszentrum & Bibliothek/Goethe-Institut/Salvador-Bahia).
*
Imagem: Cartaz promocional da exposição.

Nenhum comentário: